Deni Zolin

Secretário diz que agentes reforçam fiscalização nas avenidas com mais multas

O secretário de Mobilidade Urbana de Santa Maria, Orion Ponsi, entrou em contato com a coluna para esclarecer que a prefeitura decidiu colocar agentes de trânsito de forma presencial, na Avenida João Luiz Pozzobon, depois que os pardais do local registraram 8,8 mil multas só em agosto.

Os agentes vão ficar lá e em outros pontos com grande número de infrações, de forma presencial, nos horários de pico, no início da manhã e no final da tarde, como forma de reforçar aos motoristas que é preciso reduzir a velocidade. Ele respondeu à coluna para contestar a informação publicada ontem de que a prefeitura não estava prevendo nenhuma ação específica para coibir o excesso de velocidade, além do uso dos pardais. Na realidade, o texto enviado pela assessoria de imprensa da prefeitura não informava nenhuma ação específica nesse sentido para a Avenida João Luiz Pozzobon, conforme o Diário havia questionado, e apenas citava ações genéricas já feitas antes.

- Com esse número expressivo de pessoas ainda transitando acima da velocidade permitida para a via, é óbvio que temos de fazer ações complementares. Aí, vai desde o que nós já implementamos, que foi o aumento quantitativo e de dimensão da sinalização nessas vias, o reforço da fiscalização presencial dos agentes de trânsito, que já estão fazendo isso no pico da manhã e tarde, especialmente nessas vias, e dentro do cronograma de ações educacionais, complementar com ações específicas para esses locais - diz Ponsi.

Opinião: 16 mil multas em um mês são sinal de que algo previsa ser revisto

Ponsi esclareceu que a situação seguirá sendo avaliada e que, se for necessário, novas ações e obras serão realizadas de forma gradual. Se mesmo com o aumento da presença de fiscais nessas avenidas e com as ações educativas, seguir grande a quantidade de motoristas acima do limite de velocidade, a secretaria avaliará a possibilidade de adotar estreitamento da pista, com pinturas e tachões. Essa técnica, chamada de traffic calm (trânsito calmo), costuma ser adotada para que os motoristas percebam que é necessário reduzir a velocidade em pontos de grande fluxo de pedestres ou de risco de acidentes.

Ponsi voltou a frisar que o objetivo dos controladores de velocidade não é arrecadatório, mas realmente para reduzir a velocidade nas vias e aumentar a segurança do trânsito. Que bom que não haja apenas ações para multar, pois só isso não deixa o trânsito mais seguro.

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